parte um: o material
A pergunta que não quer calar: o material faz diferença mesmo? SIM! eu diria que 50% do resultado de uma boa aquarelada tá no material. mas calma, isso não significa que você precisa gastar muito.
O papel: sinto dizer que nesse ponto, quase sempre o mais caro é o melhor. O papel para um aquarelista é talvez mais sagrado que a tinta. Lembro que quando estava na faculdade abria todos os cofrinhos pra comprar o bendito 100% algodão. E porque ele é tão bom assim? porque o trem aguenta muita agua mesmo! É possível até colocar debaixo da torneira e remover quase toda tinta. Mas temos ótimas opções acessíveis hoje em dia que vão te poupar uns trocados. Um meio caminho, seria os papeis de 25% algodão, que variam em suas texturas e gramaturas.


O que eu uso atualmente é este daqui, da Fabriano:
Ele é de textura lisa e satinado, ou seja, não tem aquelas ruguinhas do papel aquarelado usual e deixa o trabalho mais clean. Não se intimidem com as texturas: testem de tudo, porque é de gosto. Vale pontuar que quanto maior a gramatura do papel (150gr, 200gr, 300gr…) mais agua ele vai suportar. Então a conta é assim: papeis mais finos, de manores gramaturas, suportam menos camadas de tinta, enquanto os papeis 300gr aguentam mais camadas.
Ou seja, gramatura e textura não indicam a qualidade do papel necessariamente, mas sim o que você pode fazer nele ~ então aí vai do resultado do seu trabalho mesmo.
O pincel: os pinceis de pêlo natural são os mais aclamados por aquarelistas profissionais. Por serem menos rígidos ao papel e absorverem bastante tinta, os pinceis naturais têm os pelos alinhados facilitando e aumentando a qualidade da sua pincelada, indo das mais finas até borrões de tinta. Maaaasssss, confesso que os que eu mais uso atualmente são sintéticos. E ai vai a dica: procure por pinceis que formem esse ”rabinho” na ponta.

Procure ao menos três tamanhos que te satisfaçam para ter opções de pequeno, médio e grande. Uma marca muito boa dos sintéticos é a Keramix. Mas se você tá podendo tudo, uma opcão para os de pelo natural que uso e gosto são os da linha profissional da Winsor & Newton, Raphael e Van Gogh.

A tinta: claro que falando de pintura, este ponto certamente é essencial. E no quesito economia, a aquarela está ao nosso favor!Essa belezinha é cara mas dura uma eternidade, viu?! Tenho um estojo há mais de 5 anos e ainda não acabou – não se intimide pelo quadradinho minúsculo de tinta, eu juro que ela dura! E porque? porque a base dessa lindeza é agua, então é só molhar – godê infinito.
Hoje uso a linha profissional da Winsor & Newton, há dois anos neste estojo que na altura foi 100 euritos. Como podem ver, a maioria das tintas está acima da metade – dura mesmo!
Mas calma, não precisa começar com a linha profissional, nem com tantas cores, e ai vai a dica: compre tubos de aquarela!

Os tubos são bem maiores e vem no formato pastoso da aquarela, o que indico é adquirir apenas as cores primarias, e ai ja sabe né? Mistura tudo no seu godê e crie cores infinitas, gastando pouco! As marcas que gosto são da Van Gogh e da Winsor, mas existem uma infinidade de aquarelas de qualidade por ai, se joga!