587

Cuidados pré-tatuagem

Luiza Blackbird

Luiza Blackbird

O que você pode fazer para ter uma tattoo incrível!

Muita gente pensa que basta ter a vontade de rabiscar enquanto passeia pela rua, vê um estúdio de tattoo e pronto! Sem mais nem menos, de uma hora pra outra você irá para casa com uma boa tattoo. Sim, foi assim por muitos anos, e sim, o resultado final irá depender muito da experiência e qualificação do artista que lhe atender, mas você sabia que há muitas coisas que você ,cliente, pode fazer e que poderão afetar diretamente no processo da sua tattoo? Então se liga nas nossas recomendações de cuidados com  pele e saúde pré tatuagem. 

Meses antes da tattoo...

Antigamente, como foi dito, era comum entrar em um estúdio de tatuagem e sair rabiscado. Hoje em dia, entretanto, é cada vez mais normal ter que agendar um atendimento, o que pode representar meses de espera. Se você já está com uma tattoo marcada pode começar a cuidar da sua pele meses antes do atendimento passando protetor solar. 

Exposição ao sol é bom até certo ponto, mas uma pele queimada do sol está ferida e não pode nem deve ser tatuada. Se tiver queimaduras, ou se estiver se recuperando de alguma insolação é preciso cuidar da sua pele e remarcar sua tatuagem. Além disso, muita gente sabe que a melanina é responsável pela coloração da nossa pele, mas pouca gente sabe que ela  interage com células conhecidas como “queratinócitos” e em grande quantidade irão enrijecer sua pele. Ou seja, sua pele bronzeada, mesmo que não esteja mais queimada do sol, será mais difícil de ser penetrada pelas agulhas da tattoo, resultando num processo mais demorado, dolorido e numa cicatrização mais delicada. Por isso, meses antes da tattoo use muito protetor solar e vá com sua pele no estado natural e não bronzeada, seja ela mais clara ou mais escura. 

Semanas antes da tattoo...

Agora que você tem a pele no seu estado natural e protegida do sol, e  que falta pouco para fazer sua nova tattoo, é de extrema importância que esteja com a pele muito bem hidratada, e você pode fazer isso pelo menos de duas formas diferentes: Bebendo muita água e hidratando sua pele com cremes, loções ou oléos naturais. 

Ao beber água, além de melhorar muita coisa na sua saúde, você acaba por hidratar sua pele “de dentro para fora”. Já ao passar cremes ou loções hidratantes, você hidrata sua pele “de fora pra dentro”. O ideal é fazer as duas coisas ao invés de escolher uma delas. Uma pele mais hidratada é pigmentada mais facilmente, o que significa menos passadas de agulha (e menos sofrimento). Além disso sua pele bem hidratada irá cicatrizar muito mais rapidamente, pois estará mais ”pronta” para receber as lesões que a agulha gera. 

Dias antes da tattoo...

É importante que durante o processo da tatuagem, principalmente em tattoos grandes e/ou longas, que você esteja muito bem descansado. Procure dormir bem e por pelo menos 8 horas por dia nos dias que antecedem sua tattoo. 

Caso faça atividades físicas como treino em academias, evite treinar a musculatura da parte do corpo a ser tatuada cerca de 2 dias antes da sua tattoo. Quanto mais relaxada estiver sua musculatura, melhor. Outra dica importante é a alimentação. Coma de forma habitual, mas priorize comidas mais leves dias antes da tattoo, e não exagere no almoço no dia do seu atendimento. A última coisa que você irá querer é uma disenteria ou ficar segurando gases durante horas de tattoo, hehe!

Horas antes da sua sessão...

Finalmente chegou o dia do seu atendimento e você está com a pele natural, bem hidratada e está relaxada(o) e bem disposta(o). Esta última dica não é um conselho nem uma recomendação, mas apenas informação sobre o que alguns clientes fazem e gostam

Há pessoas que são mais tolerantes à dor, e há aquelas que mal podem pensar nisso. Fato é que ao sentir dor você poderá involuntariamente enrijecer a musculatura da região da tattoo, dificultando o procedimento. Anestésicos são de uso proibido, mas muitos clientes fazem uso de analgésicos, ou até de anti-inflamatórios combinados com relaxante muscular antes da tatuagem. Além de diminuir a percepção da dor irá te ajudar a manter a musculatura relaxada durante a tattoo e até pode ajudar no processo inflamatório que se inicia com a tatuagem. Mas ressaltamos aqui que a auto-medicação é proibida. Por isso converse com seu médico antes de fazer uso de qualquer medicação! 

Resumindo:

Para garantir que sua pele receba bem o pigmento, e tenha assim uma tattoo com menos trauma à pele e uma boa cicatrização, o que você precisa fazer é: 

  1. Protetor solar meses antes da tattoo. 
  2. Beba muita água e hidrate sua pele diariamente semanas antes da tattoo
  3. Evite atividades físicas na região a ser tatuada, tenha um sono de qualidade e cuide da sua alimentação 2 dias antes da tattoo. 
  4. Converse com um médico sobre a possibilidade de tomar analgésicos, anti-inflamatórios e/ou relaxantes musculares horas antes da sua tattoo. 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest
Share on twitter
Fechar Menu
×
×

Carrinho